20.4.07

O pajem não se cala- Ficha de Leitura

Título: O pajem não se cala.

Autores: Hans Christian Andersen e continuação inventada de António

Editora: Civilização

Colecção: Obras de António Torrado

Ilustrações: Manuela Bacelar

Data de publicação: Março ‘92

Resumo da história :

Penso que já ouviram falar de “O Rei vai nu”... A história de Andersen que conta que um rei vaidoso foi enganado por dois aldrabões que inventaram que possuíam um tecido que só os inteligentes viam. Quando os atrevidos mostraram um tecido muito especial, era feito de ar... O rei e toda a corte por não se quererem passar por tolos, incapazes ou ladrões fingiram ver o fato e o rei passeou-se nu pela cidade até um menino gritar: “O rei vai nu”. E a história do Andersen acaba aqui.

... Esta é a história do António Torrado que encontra um menino num parque que queria saber o que aconteceu depois ao menino que se atreveu a dizer a verdade ao rei.

O menino foi levado ao palácio pelo povo e o rei nomeou-o caudatário perpétuo, para segurar sempre a cauda do manto real. Mas o menino nunca se calava e isso incomodava os cortesãos e o rei. O menino arranjou muitas confusões e as verdades que ele dizia irritaram o rei que o mandou calar para sempre. Mas nem assim os problemas acabaram. O menino acabou por ser mandado para casa. Mas este ainda não é o fim da história, pois o menino do parque não ficou satisfeito com este fim. O António Torrado não deixou o rei vaidoso sem um castigo...

Apreciação :

O livro tem várias passagens divertidas, sobretudo as falas do menino. A piada deste livro é que continua uma história que eu já conhecia há muito tempo. A ideia é muito gira.

Francisco O.

Sem comentários: