8.10.07

História da Europa parte II

Na Idade Média, os reis tinham castelos muito poderosos para se defenderem de ataques inimigos.

O cristianismo tornou-se popular na Europa. Portanto foram construídas imensas igrejas por todo o lado.

No sul de Espanha, o Islão é que era a religião principal. Portanto os governantes construíram muitas mesquitas e minaretes.

O Renascimento

Na Idade Média, poucas pessoas sabiam ler e escrever. Nos séculos XIV e XV, as pessoas ricas e educadas começaram a interessar-se pela antiguidade grega e romana. Essas pessoas faziam cópias das casas antigas e pagavam a artistas para as decorarem com estátuas e pinturas como no tempo dos gregos ou dos romanos.

Por isso se chama Renascimento: o mundo renasceu para a cultura.

Descobertas

Durante o Renascimento, os Europeus faziam viagens até à Índia para ir buscar especiarias valiosas e pedras preciosas. O problema é que as viagens eram muito longas.

Em 1492, Cristóvão Colombo partiu de Espanha para descobrir um caminho curto para a Índia pelo mar. Mas em vez disso descobriu a América.

Muitas outras viagens se seguiram nos séculos XV e XVI para lugares longínquos, como a China ou o Japão.

Novas Ideias

Nos séculos XVII a XIX, a ciência evoluiu muito na Europa. Os cientistas estudavam a Terra e o Universo e apareceram as teorias da origem da vida e da evolução das espécies, do Charles Darwin e do Jean-Baptiste Lamarck.

As pessoas preocupavam-se também com os problemas sociais. Apareceram as ideias sobre os direitos e as liberdades das pessoas, com conduziram a revoluções como a revolução francesa em que os reis foram decapitados.

Revolução Industrial

Uma nova revolução começou há 250 anos na indústria, com o desenvolvimento das máquinas a vapor que utilizavam o carvão como combustível e com a invenção da produção de aço de forma económica. Isto permitiu toda a espécie de construções com base no aço (prédios, aviões, barcos, carros, etc...) e também armas e bombas.

O Mundo Moderno

No fim do século XIX até aos nossos dias, inventaram-se imensas coisas: telefone, carro, plástico, televisão, radar, computador, avião, satélites, foguetões, aparelhos electrodomésticos, etc...

Aprender as lições da História

Apesar de todas as coisas boas que fizemos, também houve coisas más, como as guerras ou a escravidão (a escravidão foi abolida no século XIX).

Esperemos que a paz na Europa dure!

Sem comentários: