19.4.07

Visita de estudo BRUXELAS

A visita foi efectuada dia 16 Maio de 2007. Foi muito interessante e foi divertido irmos de transportes públicos. Fomos primeiro de autocarro até à Place Sainte-Catherine. Tinhamos encontro com a guia, Geneviève, em frente à igreja Sainte Catherine.

Ela começou primeiro por explicar a história da cidade. Pensa-se que começou no século décimo e a razão principal foi a situação geográfica ao pé da água (rio Senne). Construiram um "Castrum" na grande ilha "Saint Géry". No século décimo primeiro mudaram para uma das 7 colinas onde contruiram um castelo. Fizeram a primeiro muralha para se protegerem. A muralha tinha várias torres e 7 portas. O número 7 é muito importante e encontra-se relacionado com vários lugares. Em 1356 fizeram a segunda muralha. Uma das ruas ao pé da igreja é a Rue de Flandres, a rua mais antiga. Par detrás da igreja existem vestigios da primeira muralha, a "Tour Noire". Continuando a visita fomos até à igreja de "Saint Jean Baptiste au Béguinage"

A igreja "Saint Jean Baptiste" foi contruida entre 1657 e 1676, tem estilo barroco. Não muito longe fomos visitar a rua de la Cigogne. À entrada existe uma estátua em honra de St Roque (protector da cidade na altura da peste).


A rua é uma rua muito pequena, com casas pequenas, é uma rua impasse.
Saindo da rua fomos em direçcão à casa de espectáculo "la Bellone". Muito bonita. Quando acabamos a visita fomos ver o que resta do rio Senne. Tendo sido importante para a cidade permitindo o desenvolvimento do comércio, artisanato e industrialização foi necessário encontrar soluções para o problema que ele causava (inundações, doenças,...).
Acabamos a visita na "Grande Place". Era um grande mercado e tem 7 ruas.

A explicação da Grande Place foi feita por descrição e jogos. Está rodeada pelas casas das antigas cooperações, "L'Hôtel de Ville" e a "Maison du Roi".

Voltamos para a escola de metro e autocarro.















1 comentário:

Anónimo disse...

Dizes quase tudo o que há para dizer. As fotos ficaram muito bem!
Parabéns.