Férias na Normandia
Categorias:
Férias
A Normandia
Nestas férias fui à Normandia, região de França muito conhecida porque foi lá o Desembarque da Normandia (D-day). O Dia D foi a 6 de Junho 1944, quando desembarcaram as tropas Aliadas para libertar a França da ocupação nazi.
Nestas férias fui à Normandia, região de França muito conhecida porque foi lá o Desembarque da Normandia (D-day). O Dia D foi a 6 de Junho 1944, quando desembarcaram as tropas Aliadas para libertar a França da ocupação nazi.
Fiquei num turismo rural perto de Bayeux. Bayeux????Aonde é que eu já ouvi isto??? Aaaaah!!! No nosso site... Já leram a história da Tapisserie de Bayeux? Pois, eu tive mesmo que ir vê-la...Grande seca!!! Não, por acaso até não é verdade (nada do que eu pensava)!!! Dizem que é a primeira B.D. da História e a maior (73 metros)!!! Ó Eduardo podes tentar fazer uma maior???
Vejam esta falésia, em Étretat, e vejam a forma dela... À noite, Bayeux vale a pena ser visitada.
Também fui a Arromanches, pequena aldeia à beira-mar, onde foi construído um porto artificial, pensado por Winston Churchil e que foi muito importante no resto da guerra. Aí entrei no pequeno museu do Desembarque. Vi dois filmes que explicavam claramente a história do célebre acontecimento.
Vejam este filme ( quando chegarem ao site cliquem em "Voir la vidéo". http://www.normandie1944.fr/debarquement_presentation_01.php
Um desses era numa sala de cinema circular onde a imagem a 360° (graus). A praia é muito agradável sobretudo à hora do almoço com a maré a subir.
Pronto, até agora foi muito romântico... Continuemos pelo lado do Desembarque, nesse lado, visita-se as baterias (defesas; bunkers)de Longues-sur-Mer, utilizadas para se protegerem dos ataques Aliados. Essa protecção não é só baterias mas a melhor protecção da Europa (só para mim). Tinha minas em alto-mar, dentes de dinossauro (triangulos bem altos para impedirem a passagem dos tanques adversários), espargos(também para se proteger dos tanques e barcos), blockhaus (bunkers disfarçados em casa Normanda), trincheiras(caminhos escavados para se proteger de bombas, tiros,ataques forçados...)... Essa famosa protecção chamada Muro do Atlântico desenhada pelo General Erwin Rommel foi praticamente destruída pelos bombardeamentos como na Pointe du Hoc.
E agora olhem para esta foto :
Nesta foto, estou com a minha irmã dentro de uma das enormes crateras feitas pelas bombas largadas pela aviação americana na Pointe du Hoc, na madrugada do dia 6, antes de chegarem as tropas marítimas.
Ainda visitei o cemitério americano, em Omaha Beach, que é um grande relvado com quase 10.000 cruzes, o número de vítimas americanas.
As praias, onde desembarcaram os americanos, ingleses e canadianos, têm nomes ingleses: Utah, Omaha, Gold, Juno e Sword Beach.
Na Normandia também se visita Caen ( a capital do distrito). Lá existe um Memori
Existe (também) uma pequena cidade de pescadores chamada
Port-en-Bessin.
Em Sword Beach há uma cidade chamada Ouistreham onde se pode
visitar um museu sobre o Muro do Atlântico. Aqui estou eu a observar
a praia nums binóculos enormes para avistar os barcos Aliados.
Agora gostaria de acabar este texto com a frase que está no cemitério britanico em Bayeux:
" Nós que fomos vencidos por Guilherme viemos libertar a pátria"
Guilherme: Guilherme, O Conquistador, duque da Normandia e mais tarde, rei de Inglaterra.
The End
Francisco S.O.
1 comentário:
Excelente descrição, Francisco. O que gosto mais neste texto é teres falado simultaneamente das férias, dos lugares que visitaste e também de os teres ligado a um tema da História. Parabéns.
A frase final é genial.
Enviar um comentário