18.10.07

O Renascimento

Durante vários séculos a Europa conheceu momentos de paz e guerra. No séc. XX houve duas grandes guerras que tiveram início na Europa e que se espalharam por todo o mundo-guerras mundiais. Estas guerras mataram muita gente e deixaram Europa pobre e em ruínas.
Depois de terminda a 2ª Guerra Mundial, houve um francês Jean Monnet que pensou que os países não deveriam gerir as suas próprias indústrias de carvão e aço. Essas indústrias deveriam ser organizadas por pessoas de vários países que se deviam sentar à volta de uma mesa, descutir e decedir em conjunto. Jean Monnet falou da sua ideia a Robert Schuman-ministro governo francês-que achou a ideia brilhante.
Robert Schuman anunciou a ideia num discurso a dia 9 de Maio de 1950 e os líderes da França, Alemanha, Bélgica, Itália, Luxemburgo e dos Países Baixos apoiaram esta ideia.
Decidiram todos agrupar as suas indústrias do carvão e do aço e formar um clube a que chamaram Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA). Funcionaria para fins pacíficos e ajudaria a reconstruir a Europa das ruínas da guerra.A CECA foi criada em 1951. Estes países por se terem entendido bem decidiram iniciar um outro clube que se chamava Comunidade Económica Europeia (CEE) que foi criada em 1957. O objectivo de ter um mercado comum era de permitir que o comércio entre os diferentes países se efectuasse como de um só país.
Depois da 2ª Guerra Mundial A Europa tinha dificuldade para produzir alimentos ou para importar de outros países. A CEE decidiu concluir um acordo para pagar aos agricultores para que eles produzissem mais alimentos. Este acordo chamava-se Política Agrícola Comum (PAC).

1 comentário:

Anónimo disse...

Excelente trabalho de leitura sobre o renascimento.
Boa.
Continua a escrever assim, Vera.